sábado, 12 de outubro de 2013

Barcelona. Nós Catalunha somos Espanha?

Barcelona - Anti fascistas contra manif. fascista. Out.2013
 
Dizem que a maioria silenciosa saiu à rua em Barcelona.

Cerca de dez manifestações acontecem hoje em Barcelona, todas elas relacionadas com o Dia de Espanha, dia de Colombo.

Desde as oito da manhã que uma vintena de organizações anti-fascistas se concentraram na praça Sants, para barrar o passo a uma manifestação da ultra direita.

A plataforma fascista “Espanha em Marcha”, defensores da unidade da Espanha e da qual fazem parte a Falange, Nudo Patriota, Alianza Nacional, Movimento Católico Espanhol e Democracia Nacional, tinha inicialmente marcado a sua manifestação para a praça Sants. Proibida pelas autoridades (Departamento do Interior) para evitar confrontos, marchou a Montjuich. 

O "Movimento Cívico 12-O", (PP e Ciutadans) contra a independência da Catalunha, sobre o lema Som Catalunya, Somos Espanha “Nós Catalunha somos Espanha” fizeram a maior manifestação na Praça da Catalunha (160 ou 30 mil participantes, segundo os organizadores ou a Guardia Urbana).

Pelo segundo ano os partidários da “unidade de Espanha” organizam em Barcelona manifestações de resposta às grandes movimentações de massas dos independentistas, a Diada de 2012 e o Cordão Independentista de Setembro deste ano.

Para além das manifestações pró e contra a independência da Catalunha, a Fedelatina (Federació dÉntitats Llatinoamericanas de Catalunya), convocou uma concentração anti-fascista, de protesto contra o genocídio dos povos indígenas da América.

A divisão dos catalães é conhecida, os interesses do estado espanhol também. As manifestações sucedem-se, mas a verdadeira consulta ao povo catalão nas eleições históricas de Novembro de 2012, não deixa dúvidas; o sector independentista saiu reforçado pelos resultados expressos nas urnas. 

O que foi anunciado pelo presidente eleito Artur Mas, foi que, ou é aceite que há referendo em 2014, sobre a soberania da Catalunha, ou converterá as eleições catalãs de 2016 num plesbicito.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial









Sem comentários: