domingo, 15 de setembro de 2013

Aposentados. Manifestação 25 de Setembro.

oclarinet.blogspot.com - 25 Set. Protesto contra o corte das pensões. Set.2013

Fotos da manifestação: Clicar Aqui

A um ano da grande manifestação (Que Se Lixe a Troika) de 15 de Setembro, ainda não se conseguiu organizar nada aproximado fora do movimento sindical. 

O governo vem dividindo os trabalhadores; novos e velhos, públicos e privados, precários e efectivos, empregados e reformados, para que eles não se juntem e mobilizem como um só corpo. Não há outro 15 de Setembro nestas condições.

Convocar manifestações que não resultem em fracasso e consequente desmobilização para outras futuras, exige organização, método, e muito trabalho. Espontâneo é quase sempre sinónimo de episódico. Espontâneo é sempre aproveitado por quem está organizado, daqui ao Egipto.

A Frente Comum de Sindicatos da Função Pública, no dia 3 deste mês “desafiou os pensionistas a protestar no próximo dia 25”. Dez dias depois, no dia 13, anunciou que ia organizar a manifestação, fazendo a convocatória oficial. 

Uma organização sindical com força, nunca longe dos seus filiados, que está em negociações directas com o governo - acompanhada pelas televisões e jornais diariamente – precisa de todo este tempo para preparar uma jornada de luta. É um bom exemplo.

Podem-se fazer manifestações de outro tipo, mas manifestações chamadas “de massas”, em que o número de participantes tem peso político, necessitam de muito trabalho de base e de ter direcção. 

Estou convicto que o protesto contra o corte das pensões do próximo dia 25, vai ser um sucesso de participação. 

Após as férias, os mais velhos abrem as hostilidades com os fachos! 

Quem os segue?

Para ver últimos posts clicar em – página inicial










Sem comentários: