terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mais um corte de 10% nas pensões. E viva o euro.

Avança roubo nas Pensões.Ago.2013
 

O governo aproveita o tempo de férias para lançar novos cortes. O roubo das pensões dos funcionários públicos, com efeitos retroactivos, vai andar em negociações (!?) lá para Setembro. Para os funcionários públicos são cortes em cima de cortes. 

Antes das eleições autárquicas é conveniente saber o impacto das medidas por aprovar (quadro abaixo) na economia e no emprego.

  1.136 Milhões de euros aprovados   1.487 por aprovar. Ago2013

O anúncio da reversibilidade de cortes “num contexto de crescimento económico do país e de equilíbrio orçamental das contas públicas” seria divertido se o caso não fosse demasiado sério. Esperar ter dois anos consecutivos de crescimento acima de 3%, com o défice orçamental em 0,5% do PIB, é impossível por muito tempo, e com esta gente a governar - nunca.

Agora que forneceram simuladores para levar os funcionários públicos a desempregarem-se voluntariamente, (como se uma indeminização pagasse o desemprego) há uma outra conta que precisa de simulador; quantos mais cortes são necessários para atingir a desvalorização da moeda, caso Portugal saísse da Zona Euro. 

É que isto não fica por aqui - basta olhar para a Grécia.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial






Sem comentários: