domingo, 11 de agosto de 2013

Arriba estátua do Cónego Melo? Mais alto?

Arriba estátua - ainda mais alto. Ago.2013

Conseguiram erguer uma estátua à figura sinistra do Cónego Melo, em Braga.
Ainda lá está.


Não há dúvida do envolvimento do Cónego Melo com a extrema-direita e os operacionais do ELP/MDLP, responsáveis por lançar o terror, principalmente a norte, com assaltos a sedes de partidos de esquerda e o atentado bombista que vitimou o Padre Max - candidato a deputado da UDP pelo círculo de Vila Real - e a sua aluna Maria de Lurdes. 

A homenagem ao terrorista Eduardo Melo Barroso, o Cónego Melo, é motivo de discussão e faz lembrar outra querela; a da estátua de Salazar em Santa Comba Dão, inaugurada pelo corta-fitas Américo Tomás, em 1965.

  oclarinet.blogspot.com Estátua de Salazar antes do fim da discussão.Ago.2013

O Salazar em bronze esteve sentado numa cadeira rija até depois do 25 de Abril de 1974. Depois, alguém foi cortando a cabeça da estátua, em vários turnos, até à decapitação. Saudosistas quiseram voltar a pôr uma cabeça na estátua enquanto outros se insurgiam contra a reposição; ainda fizeram uma cabeça para enxertar no tronco mas enganaram-se nas medidas e aumentou a celeuma.

Até que, na madrugada do dia 12 de Fevereiro de 1978, Santa Comba acordou com um estrondo e a estátua distribui-se em pedaços pela vila. Os jornais da época escreviam, “acabou-se a discussão”. E foi.

Não se sabe como vai acabar a discussão em Braga, mas se ouvirem dizer “Arriba estátua do Cónego Melo, mais alto que a de Salazar”, o melhor é sair das redondezas.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial







Sem comentários: