quinta-feira, 18 de julho de 2013

Grécia e Portugal – os mesmos planos de despedimentos.

oclarinet - Instabilidade na Grécia. Jul.2013

A demonstrar a uniformidade dos planos da troika e dos governos de direita no poder, na Grécia e em Portugal, o parlamento grego aprovou esta madrugada um plano de mobilidade e despedimentos no sector público.

153 dos 293 parlamentares gregos votaram a favor de um pacote de reformas na administração pública, que incluem despedimentos e um esquema de mobilidade com oito meses de salários reduzidos, após os quais quem não tiver nova função é despedido. Inicialmente são abrangidos professores e auxiliares no ensino e polícias municipais. O plano prevê atingir, até o fim de 2014, 25 mil funcionários.

oclarinet - Polícia manifesta-se na Grécia.Jul.2013 

O primeiro-ministro Antonis Samaras enfrentou o primeiro teste após a saída do DIMAR (ver aqui partidos gregos) da coligação no poder (abandono devido ao desligamento da estação estatal de televisão). A diferença de apenas 13 votos é indicativa da instabilidade da coligação, atendendo a que se votou sob a ameaça do bloqueamento de um empréstimo (da troika) de 6,8 mil milhões de euros.

A Grécia é o nosso farol; umas vezes à frente outras atrás, ligados por laços troikos e governos subservientes, vamos fazendo o mesmo caminho.

oclarinet - Professores manifestam-se na Grécia.Jul.2013 

Na Grécia, o desastre imposto pela maioria no Parlamento, culmina uma semana de marchas de protesto diário e uma greve geral; em Portugal, ao mesmo desastre chamam-lhe Compromisso de Salvação Nacional.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial







1 comentário:

JFS disse...

A papel químico, é o que nos espera. Ou o governo do PSD/CDS/Cavaco é derrubado, ou vamos ficar na situação grega, e brevemente.