sábado, 27 de abril de 2013

Congresso do PS. A carta que passa–primárias abertas.

João Tiago Silveira Congresso PS. Abr.2013

Duas cartas andam pelo Congresso Socialista deste fim-de-semana, uma de um ministro-adjunto do governo, outra de um movimento interno de destacados militantes. A primeira terá uma resposta de alguém do Largo do Rato “equiparado ao remetente” (o porteiro?), a segunda passa mas não passa pelo Congresso.

O principal ponto (dos seis), da carta dos militantes socialistas é de que a escolha do secretário-geral do PS seja feita através de eleições primárias, abertas a simpatizantes do partido. Para ser útil no imediato, a carta vem atrasada.

Os subscritores iniciais (45) do documento “Mais participação melhor PS”, lançaram ideias, mas sabem que a ocasião interna do PS não é propícia para alterações de fundo nos estatutos. A hora é de unidade em torno do líder; sem um terramoto político, António José Seguro está livre da prova eleitoral alargada para ser candidato a primeiro-ministro.

No entanto, o “acentuar do divórcio entre os partidos, os políticos, a sociedade e os cidadãos”, o limite da participação cidadã na política e o facto dos candidatos a primeiros-ministros serem escolhidos pela vitória de uma fracção partidária e depois apresentados aos eleitores do país, vai manter o assunto em aberto.

A experiência dos socialistas franceses e italianos são exemplos com bons resultados. Em Espanha, o PSOE acaba de propor não só as primárias, (abertas para designar o candidato a governar o país), mas uma reforma da lei dos partidos que obrigue todos a fazê-las. Para o partido de Alfredo Pérez Rubalcaba, será o maior “abanão na política espanhola”.

Por cá, a actual direcção do Partido Socialista não teve a coragem de ir pelo caminho das primárias abertas e percebe-se, mas é o que vai vingar no futuro se quiserem recuperar alguma confiança nos partidos.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial






1 comentário:

JFS disse...

Como podia o atual lider do partido socialista aceitar eleições abertas, contra António Costa por exemplo, não era eleito.