quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Chile. Justiça detém assassinos de Víctor Jara.

Victor Jara Martinez. 28 Set.1932- 16 Set.1973. Jan. 2013

Quatro dos oito oficiais do exército chileno, ao tempo de Pinochet, acusados formalmente na última sexta-feira do assassinato do cantautor Víctor Jara, estão detidos desde ontem.

É uma marca importante na conduta da Magistratura e da Investigação forense chilenas, que em 40 anos não conseguiram levar à Justiça os executores de Víctor Jara. 

O músico chileno foi preso, torturado e assassinado, no Estádio de Santiago do Chile, aquando do golpe militar de Augusto Pinochet, em 1973. Foi vítima de tortura no estádio transformado em prisão, segundo testemunhas presenciais partiram-lhe as mãos à coronhada vindo a executá-lo a 16 de Setembro, com 44 tiros. O seu corpo foi encontrado dias depois, junto de um cemitério.

Segundo a investigação, os autores materiais da execução foram os ex-tenentes Hugo Sánchez Marmoti, que está preso, e Pedro Barrientos Núñes, a viver nos Estados Unidos e cujo pedido de extradição foi iniciado. Dos cúmplices do homicídio qualificado estão detidos, Jorge Smith Gumuncio, Edwin Dimter Bianchi e Nelson Hasse Mazzei, todos antigos oficiais do exército e da confiança dos generais golpistas.

É significativo que com um governo em que partidários de Pinochet voltam ao poder, em que há homenagens públicas à ditadura, e ameaças de morte a dirigentes estudantis feitas por funcionários do estado, a Justiça chilena demonstre a intenção de julgar os militares que assassinaram prisioneiros civis desarmados.

Nunca é tarde para apanhar os culpados do terror.


Para ver últimos posts clicar em – página inicial






1 comentário:

Augusta Clara disse...

Toda essa gente malvada, no Chile e na Argentina, mesmo que só muito tarde porque, entretanto, levaram uma vida regalada, merece uma condenação exemplar. Se a justiça cumprisse a sua nobre função, isto é, fosse independente em todo o mundo, de certeza que muitos assassinos pensariam duas vezes antes de libertarem os demónios. Parece-me que os povos estão a começar a pressionar a justiça. Espero que seja verdade.