sábado, 5 de janeiro de 2013

A era pós-Chávez. O especialista

O Especialista.Jan.2013

Passou agora pelo canal Euronews uma rubrica sobre a situação na Venezuela. Como habitual nestas alturas, correm as previsões e chamam-se os especialistas para estampar o futuro. Na Euronews não há surpresas.

Um professor de política da Flórida inventou uma “luta secreta pela sucessão”, uma “grande batalha, não só entre as pessoas que são pró-Chávez, que são chavistas, mas também no contexto daqueles que temem que a oposição tente eliminar todos os benefícios que o chavismo teoricamente conquistou”. (sublinhado meu) está justificado o convite da Euronews.

Depois apareceu um académico russo, Boris Martynov. Como foi Hugo Chávez quem abriu a América Latina à Rússia, esperava do Expert alguma simpatia pela política que tão útil tem sido para os “putins”. 

Nada; para além de banalidades e da surpresa (para qualquer um) de ter respondido à pergunta: – “O que sabemos do sucessor, Nicolás Maduro?” com um – “Infelizmente, não sabemos grande coisa”; Martynov disse ao que vinha. Depois de falar do “radicalismo” e do “anti-americanismo exacerbado”, acrescentou, “e todos os lemas socialistas, que já não são populares, porque o tempo para a oposição socialismo-capitalismo, esquerda-direita, foi ultrapassado”. E é o Boris “Expert on Latin America”.

Os portugueses pagam 2 milhões de euros pela Euronews, através da RTP, inclui a publicidade institucional deste país governado como se sabe. 

Duas coisas que não valem a pena - vender isto e ouvir os Boris.

(Chávez - ver AQUI)

Para ver últimos posts clicar em – página inicial






Sem comentários: