segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tunísia. Mulheres perdem direitos com poder islamita.

Islamitas no poder - mulheres sem direitos na Tunisia.Ago.2012

A proposta para nova Constituição apresenta a mulher tunisina como “complementar” ao homem.

A Tunísia, país que com a Turquia (de Kemal Ataturk) era dos mais tolerantes do mundo árabe e entre os muçulmanos, está a mudar no pior sentido, para as mulheres e toda a sociedade.

As mulheres têm direitos garantidos de igualdade de género desde o Código do Estatuto Pessoal, promulgado em 1956 pelo presidente Habib Bourguiba.

As mulheres tunisinas têm direito à instrução, de casar com quem decidam e de se divorciarem judicialmente, têm tutela sobre os filhos e usam livremente contraceptivos.

A leitura do islamismo como prevalência masculina, que é comum a todos os vencedores das chamadas “primaveras árabes” vai impor um recuo civilizacional que não é surpresa para os mais avisados do ocidente. 

Ocidente que está a apoiar a islamização fundamentalista do norte de África e Médio Oriente por motivos estratégicos de influência na região.

Na Tunísia as mulheres lutavam até agora por melhorar os direitos adquiridos, por conseguir uma maior emancipação e equiparação com os homens nos cargos dirigentes.

Agora voltam ao passado; à luta pela igualdade de direitos, para homens e mulheres – contra o obscurantismo teocrático.

Enquanto se espera a evolução no Egipto, o esquartejamento final da Líbia e a invasão da Síria, era bom que a opinião pública mundial deitasse os olhos para os efeitos da “primavera árabe” na Tunísia, onde os islamitas agora no poder até eram considerados dos mais moderados.

 (Para ver últimos posts clicar em – página inicial)








2 comentários:

AJR disse...

E há mulheres no "ocidente" a apoiar o fundamentalismo islâmico...

Augusta Clara disse...

E, também, há mulheres num país "civilizado" como Portugal que, quando sofrem violência doméstica, são elas que têm que saír de casa porque a lei não obriga os agressores a saírem. E, de igual modo, já ouvi homens afirmarem, relativamente a esse tratamento das mulheres nos regimes islâmicos, que não podemos (devemos) interferir na cultura dos outros povos. Há de tudo.