quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Buraco de três mil milhões na receita fiscal.


A dor de cabeca de Vitor Gaspar vai passar para os contribuintes portugueses. Ago.2012
Segundo o Diário Económico, o governo vai assumir uma quebra na receita fiscal de “menos 8,5%” na apresentação (próxima semana) da quinta revisão do programa da troika. São “cerca de três mil milhões de euros – um pouco mais de 1,8% do PIB”.

A Direcção Geral do Orçamento publica hoje os dados, mas já se sabe que o governo está a falhar na execução orçamental. De que estavam à espera? Aumentar a carga fiscal, directa e indirecta, não significa arrecadar mais dinheiro, leva à redução do consumo e da produção, logo a menos embolso do IVA, a parte do leão das receitas.

Mesmo o aumento da receita do IRS, porque feito à custa da redução dos reembolsos, tem o efeito perverso de retirar dinheiro da economia real, de resto como toda a austeridade abusiva, de que é feita a política económica da troika e deste governo - “para além da troika”.

Em Julho, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), dizia que os objectivos da receita fiscal estavam seriamente comprometidos devido ao comportamento desfavorável dos impostos indirectos, e afirmava ser “necessário que a receita fiscal cresça a um ritmo de 6,9% de Junho a Dezembro de 2012, para recuperar dos maus resultados dos primeiros cinco meses”.

Ora não há milagres, só tem havido agravamento da actividade económica e até os cortes de subsídios de férias e Natal, (aos funcionários públicos e pensionistas) se têm efeito do lado da despesa (vamos ver como está) tem efeito do lado do consumo e na arrecadação de IVA.

Tudo é perverso no ciclo vicioso em que está viciada a troika e o governo, a recessão provoca a derrapagem do défice e só temos de esperar por mais medidas de austeridade, é o que a comunicação social controlada pelo governo está a promover.

A dor de cabeça de Vítor Gaspar vai passar para os contribuintes – até quando?

 (Para ver últimos posts clicar em – página inicial)








3 comentários:

Anónimo disse...

Mataram a galinha dos ovos de ouro ??

Anónimo disse...

Mas vais ver se não vem aí a culpa do regresso dos subsídios dos funcionários públicos. Não falha!

Augusta Clara

CLV disse...

Enquanto não houver o abandono do euro e dessa burla do expansionismo centro-europeu que dá pelo nome de união europeia não há volta a dar que não seja os portugueses ficarem, sucessivamente, pior. O 4º reich, como o 3º, não concebe perder a guerra e a de agora, que não passa por fazer bombardeamentos, passa pela asfixia económica dos que querem dominar, uma circunstância que estão a conseguir pois, entre nós, não faltam os "quislings" que, por interesses mafiosos, ajudam a manter Portugal com o estatuto de colónia.

As potências da Europa central precisam dum porto de mar de águas profundas e, na Europa do euro, Sines é o único porto com essas características, uma coisa fundamental para os transportes intercontinentais. Assim, as potências da Europa central, auxiliadas pelos colaboracionistas portugueses, tudo farão para manter Portugal como uma colónia, por exacto, como já é verificável. Para os que mandam na Europa é preciso que os portugueses estejam bem policiados e tenham um governo banana. Infelizmente, há portugueses que, como está à vista, são capazes de vender-se por um prato de lentilhas.

CLV