sexta-feira, 6 de julho de 2012

Videla condenado a 50 anos de cadeia por roubo de bebés.

Jorge Videla condenado a 50 anos de prisão- foto el Clarin.Jul 2012

O ditador argentino Jorge Rafael Videla foi condenado a 50 anos de cadeia pelo roubo de bebés. O tribunal deu como provado a “prática sistemática” de se apoderarem dos filhos das mulheres presas que estavam grávidas. Os factos ocorreram durante a repressão levada a cabo pela ditadura do ex-militar argentino.

Os crimes, considerados “contra a humanidade” segundo o acórdão dos juízes “foram implementados mediante uma prática sistemática e generalizada de subtração, retenção e ocultamento de menores”. Às crianças foram alteradas as identidades, enquanto as suas mães desapareciam ou eram mortas.

Em julgamento estiveram 35 casos, tendo 25 dos jovens já recuperado a sua identidade. Dois deles são actualmente deputados.

Videla chegou ao poder (1976/1981) através de um golpe de Estado que depôs a presidente Maria Perón. A violação dos direitos humanos foi uma prática quotidiana do regime, que em nome do combate à subversão desenvolveu um plano de repressão sobre a oposição política; prisões ilegais, a prática da tortura e o assassinato dos opositores foram a marca da ditadura Videla.

Como outros ditadores da América Latina caiu, e caiu como outros ditadores nas mãos da Justiça. Com Videla foram condenados outros 9 torcionários - num dia bom para a Democracia.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: