quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cavaco Silva. Crise acaba no próximo mês.

Cavaco Silva em 27 de Abril de 2012. Mai2012

De Cavaco Silva vem uma carta, de Jacarta “Portugal vai vencer a crise mais rápido do que previsto”.

Mais rápido que o previsto por quem? Por Vítor Gaspar que já disse que Portugal ia ao mercado em 2013, ou pelas próprias previsões do nosso presidente que “raramente tem dúvidas e nunca se engana”.

Terão uma vaga ideia de ter ouvido o presidente dizer que no segundo semestre de 2012 estava esperançado que Portugal começava a crescer, foi em Vagos, em 27 de Abril último, e fez títulos por todo o lado, como todas as declarações de Cavaco fazem (decerto para facilitar a pesquisa).

Cavaco Silva diz agora que vai ser mais rápido que as previsões; antes do segundo semestre deste ano – é para o mês que vem!

Anda o Seguro a tentar pôr uma palavra; abracadabra ou crescimento ou lá o que é, num texto do governo, para resolver a crise, e afinal o nosso presidente já sabia que nada disso é preciso.

É bom ter um presidente assim, que emende as previsões da OCDE no próprio dia, com coragem e douto saber, e que não se fique pelas previsões nacionais a que poucos ligam. Quem diz, como Cavaco Silva, que “existe a convicção de que a economia europeia está a entrar na trajectória de recuperação”, quando a OCDE cortou a previsão de crescimento para uma contracção na Zona Euro, merece parangonas internacionais.

A não ser, a não ser que Cavaco, quer seja em Vagos quer seja em Jacarta, esteja sempre a leste da realidade. É tempo de organizar uma viagem à comitiva presidencial para um local do Universo com outra visibilidade.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: