segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Palestina membro da UNESCO. Como votou a Europa.

Palestina membro da UNESCO Out2011


A Palestina é membro de pleno direito da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Dos 173 países que votaram a proposta de adesão, 107 votaram a favor, 14 contra e 52 abstiveram-se.

Dos Estados membros da União Europeia onze votaram sim à adesão; Áustria, Bélgica, Chipre, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Eslovénia e Espanha. Cinco votaram contra; República Checa, Alemanha, Lituânia, Holanda e Suécia. Os restantes onze abstiveram-se; Bulgária, Dinamarca, Estónia, Hungria, Itália, Letónia, Polónia, PORTUGAL, Roménia, Eslováquia e Reino Unido.

Onze a favor, cinco contra e onze abstenções, a União “bem” dividida. Os 14 que votaram contra para além dos cinco europeus foram; Austrália, Canadá, Israel, Palau, Panamá, Samoa, Ilhas Salomão, Estados Unidos da América e Palau.

A favor, do Afeganistão ao Zimbabué, votaram os BRIC, (Brasil, Rússia, Índia, China) África do Sul, Noruega, Indonésia, etc. A maioria do mundo de África, Ásia, América Latina e Países Árabes. A Palestina está aceite como membro da UNESCO deixando de estar na condição de país observador. Representa uma grande vitória da justiça sobre o lóbi sionista e um passo muito importante para o reconhecimento da Palestina como Estado pela ONU – o passo seguinte.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

1 comentário:

Unknown disse...

Carlos Loures enviou o seguinte comentário:

A cobardia é uma imagem de marca da diplomacia portuguesa.
Opinião sobre o direito de integrar a UNESCO? Para quê?
Cobardia e estupidez - assim fica mais completo.

Nota do ClariNet: Carlos Loures não conseguiu editar o comentário directamente no blogue. Se tal continuar a acontecer com outros leitores agradeço que me comuniquem para karlosmesquita@gmail.com. Obrigado.