segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sarkozy perde Senado para a esquerda.

SenadoPaláciodoLuxemburgoSet2011


Depois das derrotas de Angela Merkel nas eleições regionais alemãs, a perda da maioria por Sarkozy no Senado francês, pode ser o sinal de uma dinâmica de mudança dos poderes nos dois países, que levaria inevitavelmente a uma transformação da liderança e da política europeia.


A política francesa começou a mudar ontem, em toda a V República, (desde 1958) o Senado francês tem sido conservador, tem por isso um simbolismo especial esta derrota de Sarkozy. Os poderes legislativos do Senado são essencialmente sobre as leis constitucionais, o que pode constituir um revés nas intenções de Sarkozy de inscrever na “sua” Constituição o limite para o défice, que defende para todos os países europeus.

O mais nocivo para o governo de direita francês é esta punição ser a poucos meses das eleições presidenciais (em Abril de 2012) e após uma série de vitórias socialistas em eleições locais francesas. O panorama francês não é famoso, com elevado desemprego e a atenção das agências de rating, a que se junta a crise no euro.

Sendo cedo para falar em mudanças direita/esquerda na Europa, o certo é que as políticas neo-liberais da austeridade e recessão não convencem o eleitorado. A recente vitória do centro-esquerda na Dinamarca, contra os liberais no poder há dez anos, significou uma forma diferente de enfrentar a crise, maior investimento público em vez de políticas recessivas.

Sem comentários: