sábado, 3 de setembro de 2011

Eduardo Galeano faz hoje 71 anos.


O escritor uruguaio Eduardo Galeano faz hoje 71 anos, jornalista, pensador, artífice de contos e crónicas históricas comprometidas com a reflexão do seu tempo.
A sua biografia descreve uma vida plena de participação cívica contra as injustiças. Marcado por ter vivido duas ditaduras, Uruguai e Argentina, é uma voz clara e militante contra todas as formas de opressão.

As veias abertas da América Latina é a obra mais divulgada de Galeano. Conta As Veias Abertas da América LatinaSaramago (outros cadernos de Saramago): «Chávez aproxima-se de Obama com um livro na mão, é evidente que qualquer pessoa de bom senso achará que a ocasião para pedir um autógrafo ao presidente dos Estados Unidos é muito mal escolhida, ali, em plena reunião da cimeira, mas, afinal, não, trata-se antes de uma delicada oferta de chefe de Estado a chefe de Estado, nada menos que As veias abertas da América Latina de Eduardo Galeano. Claro que o gesto leva água no bico. Chávez terá pensado: “este Obama não sabe nada de nós, quase que ainda não tinha nascido, Galeano lhe ensinará”.Esperemos que assim seja».

(Por causa deste acto o livro de Galeano esgotou na Amazon e esteve em segundo na tabela de vendas, um “best-seller”nos Estados Unidos).

Sobre o seu “Livro dos Abraços” disse Galeano “creo que un autor al escribir abraza a los demás. Y este es un libro sobre vínculos com los demás, los nexos que la memoria há conservado, vínculos de amor, solidaridad. Historias verdaderas vividas por mí y por mis amigos, y como mi memoria está llena de tantas personas, es al mismo tiempo un libro de “muchos”…Es un equívoco que há fragmentado los lazos de solidaridad, que há condenado a este mundo de finales de siglo a tener hambre de abrazos, a padecer de soledad, el peor tipo de soledad: la soledad en compañia. Es el mismo proceso que se manifesta com la pobreza”.

O ClariNet publicou no início de Julho um vídeo da presença de Eduardo Galeano no “Acampamento dos Indignados em Barcelona”; ver aqui.

Sem comentários: